Favoritos Recomende

AÉREO CRUZEIROS DICAS HOSPEDAGEM INFORMAÇÕES PARQUES SERVIÇOS TERRESTRE

 

O QUE LEVAR ?

É claro que você irá levar biquíni e bermuda, caso tenha optado por um Cruzeiro pelo Caribe ou Atlântico Sul e roupa de frio, caso seu Cruzeiro seja no Alaska, mas não é somente disso que estamos falando...

Em um cruzeiro existe toda a magia e o encantamento de uma viagem única, onde a sua integração com outros passageiros será inevitável. Todo navio, por menor que seja, sempre oferece salões com vários ambientes e você tem que estar preparado para toda e qualquer situação que possa encontrar.

Antes de mais nada, solicite ao seu Agente de Viagens cópia do jornal diário de atividades do navio e cópia das noites temáticas (ex: Noites Formais, Noite Latina, Tropical, Casual, etc.). Essas programações variam de navio para navio e de empresa para empresa.

"Se o seu Agente de Viagens não dispor destas informações, solicite que ele entre em contacto com a Companhia de Cruzeiro ou o seu Representante".

:: Algumas dicas, caso você não consiga essas informações

:: Vestuário

Partindo da informação de que o seu Cruzeiro será em época e lugar de frio ou calor...

Em todos os cruzeiros existem uma ou duas noites formais. Normalmente na primeira noite é que você será apresentado oficialmente ao Comandante e seus oficiais. Nesta noite também, tira-se a famosa foto ao lado do Comandante, ou seja, todos se vestem da melhor maneira possível (black-tie, ternos, vestidos longos). Após a festa ou cocktail, será servido o jantar do Comandante e alguns passageiros serão convidados a sentar-se juntamente com ele e seus oficias. Após o jantar é apresentado um show, normalmente o melhor do cruzeiro e em seguida o Diretor de Cruzeiro convida todos os passageiros para a Ceia da Meia-Noite e/ou para a discoteca (dica: será também a noite que você mais irá ver oficias e tripulantes circulando entre os passageiros).

Ocorrendo uma segunda Noite Formal, não existem atividades especiais. Normalmente, também nesta noite, os cavalheiros se vestem e senhoras se vestem com o chamado "esporte fino" (é normal, porém, você encontrar passageiros vestindo trajes mais casuais, pois não se esqueça, todos estarão de férias).

Nas noites temáticas você irá ver muitos passageiros vestidos à vontade. Não se esqueça que costuma fazer frio dentro do navio, estando no Caribe ou Alaska (devido ao ar-condicionado), por isto, não é normal encontrar passageiros à noite de bermuda.

Roupa branca nunca falha em um cruzeiro.

Noites Temáticas mais comuns: Carnaval, Tropical, Latina, Formal, Country, Preto & Branco e Anos 50 & 60. "Use sua criatividade para as noites temáticas"

De Dia - Cruzeiro durante o Verão: Bem à vontade, com direito a sandálias, chinelos, bermudas, biquínis, camisetas e conjuntinhos. Alaska, Finlândia e Países Bálticos, frio, mesmo que o cruzeiro seja no verão.

De Dia - Cruzeiro durante o Inverno: Roupa de Frio, "óbvio não é ?!", contudo sempre bem a vontade: jeans, jaquetas, pullovers, etc. Todas as lojas em navios vendem roupas de frio com estampas do navio, principalmente se o cruzeiro for no inverno. Caribe, Bahamas, Golfo do México, Canal do Panamá, Nordeste Brasileiro e Pacífico Sul, normalmente estarão quente no inverno, porém vale a pena levar um pullover ou uma blusa de manga comprida.

De Dia Cruzeiro durante Primavera/Outono: Esta é a época mais complicada para se fazer um cruzeiro com referência a vestuário: frio pela manhã, calor à tarde e muito frio à noite. Mediterrâneo (entre Gibraltar e Sicília), Ilhas Canárias - Costa da África (entre Cidade do Cabo e Marrocos), USA (entre Carolina do Norte e Montreal no Canadá), Oriente (do Japão a Singapura), América do Sul "Atlântico" (de Buenos Aires a Porto Seguro), América do Sul "Pacífico" (de Terra do Fogo ao Chile).

Partida de um Porto: Todo navio faz uma festa no deck, ao lado da piscina, na hora da partida de um porto. Costuma-se ventar e esfriar um pouco, mesmo que seja em regiões quentes, como, Caribe, Flórida ou Nordeste Brasileiro.

Aproveite as tardes de primavera e outono, deitado em uma das espreguiçadeiras nos decks de fora, com um um bom livro ou quem sabe.... Uma boa companhia!

:: Itens

Tomadas 110v/220v:
Em alguns navios você não encontrará tomadas 110v na sua cabine, somente 220v. A maioria das Companhias fornece esse tipo de informação no brochure do navio (solicite ao seu agente de viagem).

Aparelho elétrico de barbear:
Normalmente, nos banheiros existe somente uma tomada 110v para ser usada exclusivamente por aparelhos elétricos de barbear.

Ferros de Passar-roupa:
Por questões de segurança é proibido, por leis internacionais, o uso de ferros de passar roupa nas cabines (perigo de incêndio). Qualquer roupa a ser passada/lavada deve ser entregue a lavanderia através do seu camareiro. Este serviço não costuma ser caro, e muitas vezes vale a pena. O fato de que, em alguns navios a maioria das tomadas nas cabines são 220v, já obrigam os passageiros a não usar nenhum aparelho elétrico.

Tomadas elétricas adaptadores e conexões:
As poucas tomadas que você encontrará poderão ser em estilo europeu "três retas". A maioria dos navios vendem a bordo, nas lojas do navio, conexões/adaptadores do estilo Europeu para o Americano. Em alguns navios, você também encontrará na Recepção para empréstimos, porém o melhor a fazer, é levar com você dois adaptadores (um do estilo Europeu para o Americano e um de retas para redondo).

Carregadores de Celulares:
Caso sua cabine não tenha tomada 110v e você não tenha o adaptador, irá encontrar na Recepção tomadas 110v para o carregador de seu celular. Você deixa na recepção o seu telefone e o seu carregador e depois volta para buscar (não se esqueça de levar o seu carregador). Você pode até não acreditar, mas muitos passageiros se esquecem de levar o carregador".

Notebook & Impressora:
Se você pretende levar o seu notebook e/ou impressora para trabalhar, está indo para o lugar errado. De qualquer forma, solicite a Recepção e eles emprestarão adaptadores e conexões para a sua tomada.

Internet:
A maioria das Cias. de Cruzeiro ainda não oferecem esse serviço a bordo. Outras, já oferecem serviço de e-mail para os passageiros e outras estão estudando a possibilidade de oferecer e-mail e internet no futuro. O melhor mesmo é procurar um cyber-café nos portos de chamada. Você irá encontrar um internet café em qualquer porto do mundo. Encontrei um até no porto de Viex-Fort no lado deserto da Ilha de St.Lucia - Caribe e na Cidade de Taroudant que fica a 100 Km de Agadir no interior do Marrocos. Alguns navios inaugurados à partir de 1998 oferecem internet aos passageiros.

Despertador:
Todo navio possui serviço de despertador (wake-up call). Basta ligar para a recepção e solicitar. Alguns navios oferecem esse serviço automaticamente através do aparelho de telefone na sua cabine.

Medicamentos:
Na recepção você irá encontrar aspirinas e remédios para enjôo. As enfermarias a bordo de navios normalmente são muito boas, com capacidade de se realizar pequenas cirurgias. De qualquer forma, se você estiver usando algum remédio com prescrição, leve-o, pois talvez não irá encontrá-lo a bordo. Vale a pena lembrar que os navios usam a tabela de preços da associação americana de medicina, uma consulta vale por volta de 60 dólares e se for fora do horário normal de atendimento tem um acréscimo de 30 a 40 dólares.

Todas as mulheres que embarcam em um navio tem a mesma pergunta:

Como vou fazer para secar ou fazer escova no meu cabelo?

Simples? Nem tanto... Em quase todos os navios, você vai encontrar um secador de cabelos no seu banheiro ou à disposição na recepção, porém muitas vezes esses aparelhos são fracos. Nesse caso, solicite ao seu camareiro ou a recepção um transformador de 220 para 100v, para que possa secar o seu cabelo. Os navios não anunciam esse serviço por pouca disponibilidade, pelo fator segurança e também para aumentar os negócios no salão de beleza a bordo do navio, que claro, oferece esse serviço. Vale lembrar que os funcionários do salão de beleza trabalham com um pequeno salário e ganham na gorjeta ou comissão.

No mais, tenha um excelente Cruzeiro e depois nos conte, caso consiga levar tudo que irá precisar, pois eu nunca vi um passageiro que não esqueceu alguma coisa...


VOLTAR

 

Copyright (c) 2008. Gold Star Turismo - Todos os direitos reservados